ESTRAT GIAS MERCADOL GICAS I PARTE 1
EMENTA: Estudo de aspectos específicos de Marketing Institucional, Pessoal, Esportivo, Cultural, Digital, Viral, de Guerrilha e De Lugares
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: As organizações e o Marketing
Visão estratégica da imagem organizacional
A Marca e sua importância na identificação organizacional
O marketing institucional
Unidade II: Ações estratégicas de Marketing
O Marketing pessoal
O Marketing Esportivo
O Marketing Cultural
O Marketing Digital
O Marketing Viral
O Marketing de Guerrilha
O Marketing de Lugares
Unidade I: As organizações e o Marketing
As empresas, para conseguirem sobreviver no mercado, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade. Ao longo do tempo questões como produtividade, qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e fidelização de clientes ganharam notoriedade e lugar dentro da empresa, principalmente nas mesas da Alta Direção, em reuniões intermináveis e tomadas de decisão apressadas.
Porém, se alguma empresa entra no mercado oferecendo novos e atraentes produtos e, agregado a eles, uma prestação de serviços evoluídos em relação à atual situação, a efervescência mercadológica irá causar, muito provavelmente, o desaparecimento das empresas hibernadas, pois o tempo necessário para a saída da inércia será, com certeza, fatal para muitas organizações. As organizações, portanto devem estabelecer critérios claros e objetivos de longo prazo para que sua marca continue em constante evolução.
A evolução da empresa depende do esforço contínuo de todos, mas, principalmente, da vontade de não ficar parado, procurando novos caminhos, oportunidades, qualidade e a vontade de sobreviver dignamente no mercado. Ou seja, com lucro e fluxo de caixa com o saldo positivo.
As três ondas de Toffler e a Evolução das estratégias do Marketing
Toffler, analisando a marcha da civilização, identifica os grandes e importantes períodos da Humanidade.
A 1a. ONDA caracterizou-se pelas atividades no setor rural,