Estimação do módulo e fase das tensões no atp
5.1. Estimação do módulo e fase das tensões no ATP
Para a estimação do módulo e fase dos sinais obtidos via aplicativo ATP, que para circuitos trifásico regime permanente de modo geral são senoidais de frequência bem definida, foram utilizados algoritmos desenvolvidos no aplicativo MATLAB para tal fim. O algoritmo utilizado se baseia basicamente em duas regiões específicas da senoide analisada: os pontos de máximo e os pontos de zero.
Os pontos de máximo são selecionados para cada ciclo e para um conjunto de n ciclos analisados (sendo n ajustável) a média é extraída. Na Figura 1 a seguir é apresentado um exemplo dos pontos analisados.
Figura 1 - Pontos selecionados para estimação do modulo
Como a análise proposta trata de sistemas submetidos a perturbações ditas desequilibradas, é esperado que o comportamento das tensões e correntes nas fases sejam diferentes entre si. Desse modo, a média realizada para os n ciclos analisados é realizada de forma individual em cada fase.
Para a estimação das diferenças angulares dos sinais aquisitados, são analisados os pontos nos quais os valores da senoide são nulos. Como estes sinais são tratados de maneira discreta, ou seja, existem apenas em intervalos definidos de tempo, o instante de tempo no qual a senoide possuem valor nulo é estimado por meio de uma interpolação linear baseada nos pontos imediatamente superior e inferior a este ponto. Da mesma forma como realizado na estimação do módulo, são tomados um conjunto de n ciclos e então extraída a média para cada fase. Na Figura 2 são apresentados um exemplo dos pontos selecionados para a estimação das aberturas angulares.
Figura 2 - Pontos selecionados para estimação da abertura angular
A estimação das aberturas angulares foi tratada através da diferença temporal entre a senoide analisada e a de referência que uma fração do período de uma senoide fundamental, o que representa 360° elétricos. Posteriormente a