estidante
CLASSIFICAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO
Para estimarmos com maior precisão o risco do RN apresentar determinadas doenças, torna-se necessária a análise de duas grandes variáveis em conjunto, que são a idade gestacional e o peso.
AVALIAÇÃO DA IDADE GESTACIONAL
A idade gestacional é o tempo transcorrido desde a concepção até o momento do nascimento. Por métodos clínicos é impossível determinar o momento da concepção, podendo ser inferido de forma indireta a partir da data da última menstruação (DUM).
Este método, de uso universal, é tanto mais confiável quanto a mãe se recorda das datas das suas menstruações e quanto mais regulares sejam seus ciclos.
Quando a mãe desconhece a DUM, ou tem dúvidas a respeito da mesma, pode-se recorrer aos seguintes métodos:
Durante a gestação: - medição do fundo de útero, medição do tamanho do feto pela ecografia (abaixo de 20 semanas);
Ao nascer: - exame clínico-neurológico do RN: para os recém-nascido com idade gestacional maior que 28 semanas, o método de Capurro tem sido amplamente empregado, podendo ser realizado logo ao nascer (método somático). Para os RN saudáveis e com mais de 6 horas de vida, é feito o somático e neurológico, ambas formas têm apresentado alta correlação com DUM, sendo menor para os RN pequenos para a idade. Nestes RN tem sido observada uma subestimação da idade gestacional a partir da 35a semana.
Para os RN com peso de nascimento abaixo de 1500 g, utiliza-se o método de
Ballard e cl. modificado por Constantine e cl. (New Ballard)
Para os RN extremamente pré-termos ( 2. 501g e < 4000g
Macrossômico > 4.000g
Muito baixo peso (MBP) – Menos de 1500.
Extremo baixo peso (EBP) – Menos de 1.000gr
RETARDO DO CRESCIMENTO INTRA-UTERINO (RCIU)
A freqüência do RCIU está entre 10 e 15% dos nascimentos. Nos países subdesenvolvidos, 2/3 dos RN do baixo peso (peso inferior a 2500 g), apresentam
RCIU. Os fatores de risco mais comumente associados ao RCIU são os