estesiologia trabalho escrito
A estesiologia é o estudo dos órgãos do sentido. Os animais precisam ver obstáculos, ouvir predadores, farejar outros animais para distinguir intrusos de membros do seu próprio grupo, sentir o gosto a fim de eliminar substâncias nocivas em sua forragem e, de modo mais geral, estar em contato com seus arredores “através de sua pele”, percebendo tato, pressão e temperatura. Isto se torna possível por meio daqueles órgãos que representam os sentidos especiais (olho, orelha, órgão do olfato e órgão do paladar) e aqueles outros bastante difundidos, especialmente na pele, onde medeiam um sentido cutâneo.
Olho
O olho, órgão da visão, consiste no globo ocular e em vários anexos – estruturas acessórias, como os músculos oculares que movem o globo, as pálpebras que o protegem e o aparelho lacrimal, que mantém úmidas suas partes expostas.
Globo ocular
O Globo ocular (bulbo do olho) dos mamíferos domésticos é quase esférico, mas com uma certa compreensão ântero-posterior em equinos bovinos. Além disto, a córnea, a parte transparente do globo ocular, salienta-se da superfície anterior em virtude de seu menor raio de curvatura. O Ponto mais alto da córnea é o polo posterior do globo ocular; a linha reta que passa por ambos os polos é o eixo óptico. O globo ocular possui três túnicas delgadas que, estando em estreita aposição, formam uma folha laminada que circunda o centro parcialmente gelatinoso. As três túnica são (1) uma túnica fibrosa externa que confere forma e protege o globo ocular – é a única túnica completa; (2) uma túnica média que consiste basicamente em vasos sanguíneos e músculos lisos e está envolvida com a nutrição do globo ocular e a regulação do formato da lente e do tamanho pupilar; e (3) uma túnica nervosa interna que consiste em grande parte em tecido nervoso é a camada mais diretamente relacionada com a visão, isto é, a transmissão de estímulos visuais em impulsos nervosos para