ESTATÍSTICAS E ATUAL CONSUMO- Eletricidade
No ano de 2012, o consumo de energia elétrica no setor industrial registrou crescimento de 2,1% no mês de março, em comparação ao mesmo mês em 2011, os dados foram confirmados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.
No principal centro consumidor do país, região Sudeste, a taxa de crescimento de consumo de energia industrial foi de 0,8% , porém muito baixo em comparação ao esperado. Na região Sul o crescimento de 2,3% apresentou melhor evolução. No Nordeste, o percentual de crescimento atingiu 1%.
Em dezembro de 2012, a queda na atividade industrial brasileiro se refletiu na queda de 3,2% no consumo de energia pela indústria. Em 2012, o consumo total registrado foi de 448.293 GWh.
Porém a demanda de energia elétrica brasileira deverá crescer a uma taxa média de 4,8% ao ano, saindo de um patamar de consumo total de 456,5 mil GWh no ano de 2010 para 730,1 mil GWh até 2020. As estimativas constam da nota técnica “Projeção da Demanda de Energia Elétrica para os Próximos Dez Anos”, produzida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Considerando o período em questão, o acréscimo do consumo total de eletricidade será de 274 mil GWh, volume superior ao atual consumo do México e próximo ao atual consumo de eletricidade da Espanha. O estudo trabalha com a hipótese de a economia brasileira expandir-se ao ritmo de 5% ao ano na década seguinte.
As projeções também indicam que importante parcela da demanda total de eletricidade do País será atendida por autoprodução, que crescerá a uma taxa média de 6,6% ao ano e deverá atingir 71 mil GWh em 2020 – o equivalente a 10% do consumo total de eletricidade neste ano. O acréscimo da autoprodução, nos dez anos, será de aproximadamente 34 mil GWh. Já o consumo industrial total aumentará à taxa de 4,8% ao ano, chegando a 354,7 mil GWh em 2020.
PVP 3 - Nota: estimativas preliminares do PIB e da parcela do consumo relativa à autoprodução