Ibge
|
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sede do IBGE está localizada na cidade do Rio de Janeiro.
O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.
Histórico
A data oficial de criação do IBGE é 29 de maio de 1936 quando foi regulamentado o Instituto Nacional de Estatística. Após a extinção do INE, foi criado o IBGE mediante o Decreto-Lei n. 218 de 26 de janeiro de 1938.
Estrutura
O IBGE é uma entidade da administração pública federal, constituído na forma de fundação pública pelo Decreto-lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui a presidência, quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.
O IBGE possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por: * Vinte e sete (27) unidades estaduais (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal) * Vinte e sete setores de documentação e disseminação de informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal) * Vinte e sete supervisões de base territorial (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal) * Seis Gerências de Geodésia e Cartografia (Bahia, Brasília, Ceará, Goiânia, Pará e Santa Catarina) * Cinco Gerências de Recursos Naturais (Bahia, Brasília, Goiânia, Pará e Santa Catarina) * Quinhentas e trinta e três (533) agências de pesquisa e