Estatística tp 4
INTRODUÇÃO
O atraso é um problema comum no âmbito universitário, mas até onde ele pode se tornar prejudicial ao aprendizado? É importante entender a natureza desses atrasos para que possam aplicar métodos de amenizá-los e assim melhorar o desempenho acadêmico.
O número de atrasos dos ingressantes na universidade são mais corriqueiros, pois estão em processo de adaptação, logo, iremos analisar um conjunto de dados tendo como alvo os alunos ingressantes do curso de Engenharia Civil na UFC.
Será realizado neste trabalho uma inferência estatística, cujo o objetivo é fazer afirmações a partir de um conjunto de valores representativos da amostra sobre os valores da população.
Será feito uma estimação da média populacional com o desvio padrão populacional desconhecido, portanto será usado uma distribuição t de Student realizada pelo programa EXCEL.
OBJETIVOS
O objetivo geral é descrever o comportamento da variável ‘tempo de atraso no curso de Engenharia Civil’ para caracterização dos dados. Essa descrição tem o objetivo de comprovar a suposição de que a média populacional dos atrasos não é maior que o limite crítico estabelecido de 5 minutos através de uma inferência estatística com um nível de confiança em 95%, bem como conhecer o comportamento da variável de modo a fornecer informações para avaliar o objetivo de interesse. A análise descritiva será auxiliada por gráficos, tabelas e medidas de tendência central e dispersão, com uma inferência estatística a partir de um teste de hipótese.
Os objetivos específicos serão identificar os tipos de atrasos mais comuns, possíveis efeitos na aula e identificar possíveis causas.
METDODOLOGIA DE COLETA
A variável escolhida foi o tempo de atraso dos alunos ingressantes no curso de Engenharia Civil no ano de 2013.1, em minutos, onde pode ser definida como uma variável quantitativa contínua que por definição são dados em números que representam medidas e resultam em infinitos valores de uma