ESTATÍSTICA NO CENÁRIO EMPRESARIAL
ESTATÍSTICA NO CENÁRIO EMPRESARIAL
A estatísta por meio da análise pode ajudar as empresas a preverem seus planejamentos, como por exemplo podemos citar a OGX, do empresário Eike Batista. A estatal brasileira Petrobras está considerando lançar uma tábua de salvação para o atribulado magnata na forma de contratos com o Grupo EBX. Eike tenta reviver seu império, que no ano passado perdeu cerca de US$ 27 bilhões em valor de mercado.Uma intervenção do governo brasileiro, mesmo que indiretamente, mostra como o Grupo EBX se tornou influente. Ainda assim, o movimento marcaria uma mudança estratégica para a Petrobras. A estatal tem preferido manter a maior parte de suas operações internamente. Isso explica, em parte, porque a Petrobras é líder em investimentos no setor, com cerca de US$ 50 bilhões anuais. Terceirizar para empresas rivais, como a de Eike, poderia ajudar a reduzir os custos.
Em função da definição de estatísta, fica bem claro que os métodos podem ser usados em praticamente todas as áreas do conhecimento sempre que ouver a coleta de análise de dados. Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel de grande valia. Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria( medicina, biologia, agronomia, psicologia e etc .), bem como nas ciências humanas, até mesmo no no uso de modelos logísticos em estudo de variação linguística.
Precisamos considerar a informação como um recurso estratégico superior a qualquer fator de produção. Muitos empresários e mesmos gestores de diversas empresas, atrelam seu poder a sonegar informações, acontece porém, que quando a informação fica retida dentro de um único bloco, a organização tende a não progredir. A informação de qualidade a todos os membros das organizações é a garantia do sucesso para ela. O sucesso da organização não depende somente das informações que são disponibilizadas, mas sim de saber coletar, organizar,