Estatística Aplicada
A logística vive em um cenário bastante cobrado por previsões mais certas e a estatística tem um papel primordial nesse aspecto.
A estatística está associada com “coleção de número”, tem o foco de contagem e medições, são fatores que ajudam na tomada de decisões quando prevalecem condições de incerteza. Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.É fundamental que um profissional da área de logística tenha conhecimento em matemática e estatística.
A área de logística é cobrada por resultados mais exatos com previsões mais coerentes, pois a logística é responsável não somente pelas compras de suprimentos, armazenamento dos produtos no estoque, mas também pelas entregas no tempo certo para o cliente, diga-se de passagem, que quando o assunto é cliente devemos ter um pouco de cuidado, porque qualquer programação errada pode atrapalhar uma operação inteira.
A estatística tem inúmeras funções, as principais são calcular o mercado e determinar o quanto produzir, definição do problema, planejamento, coleta, levantamento, analise e no plano interno poder verificar o custo unitário da produção.
Como a estatística é um ramo de matemática aplicada, os seus métodos são rigorosos e precisos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral.
Apesar da objetividade que a matemática confere aos métodos estatísticos, deve ter-se em conta que os seus resultados incorporam alguma subjetividade e os graficos e tabela facilitam na hora da apresentação de resultados.Os métodos estatísticos modernos forma uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para os problemas.
Podemos dizer que a Estatística esta a nossa volta, algumas vezes