Estatistica na Seg. do Trabalho
Conclusão:
A tempos que a estatística é uma ferramenta importante para a Segurança do Trabalho , como o Engenheiro Antônio Fernandes A. Navarro Pereira cita no documento acima publicado em 1983 chamando a atenção para uma melhor organização de dados estatísticos e informações mais concretas para órgãos públicos e privados, onde poderemos ter uma base mais sólida de dados para pesquisas, consultas, informação, etc...
Mesmo a publicação tendo sido exposta no início dos anos 80, os dados estatísticos na Segurança do Trabalho continua a sendo de importância relevante e atualizado a cada dia para referências nos dias atuais e no futuro.
Podemos então citar abaixo alguns objetivos da Estatística de acidentes na Segurança do Trabalho:
Possibilitar avaliações sobre o desempenho do programa de Segurança do Trabalho da empresa, através de comparações de índices de acidentes ocorridos entre os seus diversos setores ou entre empresas de mesmo ramo de atividades na mesma ou em diferentes regiões do país ou no mundo.
Propiciar o desenvolvimento de estudos referentes ao custo de acidentes, quanto custa um acidente de trabalho? Financeiramente falando, vale à pena investir na prevenção de acidentes?
Fornecer aos órgãos públicos e particulares dados concretos e atualizados da estatística acidentária, nesse caso os interessados teriam parâmetros para avaliar a necessidade ou não de intervenção nos programas de segurança desenvolvido pelas empresas.
Desenvolver programas que visem à redução de acidentes do trabalho e assim permitir que a empresa pague prêmios menores no tocante ao seguro de acidente do trabalho.