ESTATISTICA N2 Anhembi Morumbi
É necessária uma avaliação
Algumas amostras de ar de uma certa região foram obtidas e para cada uma delas foi determinada a concentração de monóxido de carbono, medida em ppm (partículas por milhar). Os dados resultantes dessa análise estão apresentados no histograma a seguir:
A partir do histograma apresentado:
a) Qual é a porcentagem de amostras cuja concentração de monóxido de carbono é superior a 10 ppm?
b) Qual é a concentração média de monóxido de carbono dessas amostras?
“É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas.
Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão.”
Resposta Selecionada: a Resposta Correta:
Correta
a) Total de amostras: 2+8+4+3+1 = 18
Amostras com concentração superior a 10 ppm: 4+3+1 = 8
Porcentagem: 8/18 = 0,4444 ou 44,44%
b) média = (2*8,5 + 8*9,5 + 4*10,5 + 3*11,5 + 1*12,5) / 18 = 182/18 = 10,11 ppm
Feedback da resposta: [Sem Resposta]
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
Considere:
I. O coeficiente de variação de uma variável é uma medida de dispersão absoluta que é o resultado da divisão entre a média e o desvio padrão da variável em questão.
II. O desvio padrão é mais apropriado do que o coeficiente de variação quando se deseja comparar a variabilidade de duas variáveis.
III. Na amostragem aleatória estratificada, a população é dividida em estratos, usualmente, de acordo com os valores ou categorias de uma variável, e, depois, uma amostragem aleatória simples é utilizada na seleção de uma amostra de cada estrato.
Está