Dermatoses Comuns na Infância
1. Definição:
O impetigo é uma infeção cutânea superficial, mais comum em crianças,causada principalmente pelo microorganismo Staphylococcus aureus e Streptococcus. A infeção pode afetar qualquer segmento da pele. A face e as mãos são os locais mais comuns. Pode decorrer da contaminação de lesões ou ferimentos preexistentes na pele, isto é, uma infeção secundária.
2. Tipos:
Impetigo bolhoso: que provoca bolhas grandes cheias de líquido, indolor;
Impetigo não-bolhoso: é mais contagioso e provoca erupções cutâneas que deixam rapidamente uma crosta amarela-castanho (chamadas crostas melicéricas).
3. Sintomatologia:
O impetigo não provoca quaisquer sintomas até 4 a 10 dias depois da exposição inicial à bactéria. Isto significa que as pessoas podem passar a infecção a outras sem perceberem que estão infetadas.
3.1. Bolhoso: começam com o aparecimento de bolhas cheias de líquido, que aparecem no dorso (parte central do corpo acima da cintura, excluindo a cabeça e pescoço) ou nos braços e pernas. As bolhas podem espalhar-se rapidamente, antes de romperem após vários dias deixando uma crosta amarela que se cura sem deixar cicatrizes. As bolhas não são dolorosas, mas a zona da pele circundante pode dar origem a comichão (coceira). Tal como no impetigo não bolhoso, é importante que não toque ou coce as zonas afetadas na pele. Febre e gânglios inflamados são os sintomas mais comuns em casos de impetigo bolhoso.
3.2. Não-bolhoso: começam com o aparecimento de úlceras vermelhas em volta do nariz e boca. No entanto, por vezes também pode afetar áreas como a face e membros do corpo. As úlceras rompem rapidamente, deixando crostas amarelas-castanhadas. Após as crostas secarem, deixam marcas vermelhas que desaparecem com o tempo sem deixar cicatriz. O vermelhidão desaparece em alguns dias.
As úlceras não são dolorosas, mas podem igualmente dar coceira como o tipo bolhoso. É importante não tocar ou coçar nas úlceras pois