Estatistica Descritiva
(I)
1
O que é Estatística
•A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo.
• A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da Estatística.
• No século XIX, o desenvolvimento do cálculo de probabilidade e outras metodologias matemáticas, tais como a técnica de Mínimos Quadrados, foram fundamentais para o desenvolvimento da Estatística.
2
O que é Estatística
•
Somente no século XX a Estatística desenvolve-se como uma área específica do conhecimento a partir do desenvolvimento da Inferência Estatística; uma metodologia baseada em probabilidade que tem ampla aplicação nas ciências experimentais.
•
A Estatística hoje consiste numa metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados, oriundos das mais variadas áreas das ciências experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza. 3
Estatística
População
Características
Técnicas de amostragem
Amostra
Análise descritiva Conclusões sobre as características da população
Inferência estatística Informações contidas nos dados
4
Amostragem
Associada à coleta de dados, a tecnologia da amostragem desenvolveu um conjunto de técnicas para obtenção de amostras representativas da população de interesse.
Exemplos de utilização: utilização Pesquisa de mercado, pesquisa de opinião pública, ensaios de medicamentos e em praticamente todo experimento. 5
Estatística Descritiva
Etapa inicial da análise utilizada para descrever, organizar e resumir os dados coletados.
A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou esta área da Estatística.
6
Probabilidade
A teoria das probabilidades nos permite modelar fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
É uma ferramenta fundamental para
inferência