estastica fogo
Houve, também, uma diferença maior entre os três estados com maior número de incêndios noticiados na primeira metade de 2013 em comparação com igual período de 2012. O Rio de Grande do Sul, na terceira posição, teve uma diferença maior para o quarto lugar (Pernambuco em 2012, Rio de Janeiro em 2013), o que pode ser explicado pela ocorrência da tragédia da boate Kiss, na cidade de Santa Maria. Esse grande incêndio pode ser considerado uma explicação tanto para o aumento de notícias no Rio Grande do Sul como nos demais estados brasileiros, já que causou um grande impacto em todo o país e despertou mais atenção para o assunto.
A disposição das unidades federativas com mais notícias sobre incêndios também mostrou mudanças entre os primeiros semestres de 2012 e deste ano. As alterações mais significativas foram o Santa Catarina subir da décima para a quinta colocação e o Rio de Janeiro sair do sexto para o quarto lugar.
Uma última ressalva que deve ser feita é que para cada ocorrência de incêndio foi contabilizada apenas uma notícia, inclusive nos casos de incêndios de grandes proporções e impactos que tiveram ampla repercussão em vários veículos de comunicaçãoEstatísticas 2013 – 1º semestre
Durante o primeiro semestre de 2013, o ISB deu continuidade ao monitoramento diário de notícias publicadas sobre os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, que ocorreram em diversos tipos de locais construídos e que poderiam ter sido contornados com o uso de sprinklers, como instalações industriais e comerciais, galpões, escolas, hospitais, hotéis, entre outros.
Dentre os incêndios estruturais, só não foram contabilizados