estagio
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: 03
2 OBJETIVOS 03
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03
4 METODOLOGIA 04
5 CRONOGRAMA 06
REFERÊNCIAS 07
ANEXOS 08
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A Educação Matemática vem pedindo por renovações na concepção do que é a matemática escolar e de como essa matemática pode ser ensinada. Questiona-se também a concepção de como se aprende matemática.
Sabe-se que a característica da aula de matemática ainda é uma aula expositiva, em que o professor passa para o quadro aquilo que ele acha importante. O aluno, por sua vez, copia e em seguida procura fazer exercícios de aplicação.
No âmbito do ensino e aprendizagem da matemática aplicarei no campo aditivo e subtrativo o desenvolvimento da capacidade de fazer o uso e gerenciamento do dinheiro. No campo multiplicativo e divisível é fazer o aluno analisar as estratégias usadas na resolução dos problemas encontrados no dia-a-dia.
2 OBJETIVO
Durante a realização do estágio II, terei como objetivo:
- Ministrar cinco aulas (regências) em uma turma;
- Trabalhar operações com números inteiros;
- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las;
- Ler e preencher tabelas;
- Esclarecer dúvidas sobre débitos e créditos ao salário;
- Refletir sobre as operações de multiplicação e divisão e saber como relacioná-las;
- Desenvolver o raciocínio e a explicação das estratégias utilizadas na resolução de problemas.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O professor tem uma série de pensamentos sobre o ensino e a aprendizagem de matemática que reforçam a prática educacional por ele exercida.
No entendimento de muitos professores o aluno, aprenderá melhor se fizer o maior número possível de exercícios. Será que de fato essa resolução de exercícios repetitivos de certos algoritmos e esquemas, de