Estagio
1 Geovânia Moura Vasconcelos
RESUMO
A literatura contemporânea aponta o conjunto de transformações socioeconômicas, políticas e culturais iniciadas em meados do século XX como revolução do conhecimento. Nesse sentido, (TAKAHASHI, 2000) alega que a educação é fundamental para a criação de uma sociedade da informação e, torna-se crucial em sua função precípua de preparar as pessoas e as organizações para lidar com o novo, para criar, visando auferir liberdade e autonomia. Concomitante a essa realidade o mercado de trabalho demanda continuamente profissionais altamente qualificados que possuam, dentre suas habilidades, o saber e a apropriação das inovações tecnológicas. Destarte, este trabalho intenta mostrar que há um descompasso entre o dinamismo das práticas verificadas no sistema técnico – econômico e a inércia existente no sistema educacional. O cenário educacional é marcado por seculares problemas fruto da falta de prioridade e das ineficientes políticas voltadas a este fim.
Palavras-chave: Tecnologias da informação. Educação. Qualificação e Mercado.
1 INTRODUÇÃO
O cenário atual retrata uma nova cultura de trabalho, cuja abordagem visa conscientizar a coletividade quanto à necessidade da contínua formação para a adaptação as constantes transformações inerentes as regras da sociedade flexível. A dinâmica social acelerada pelas constantes inovações e pela massificação de informação e conhecimento gera um processo global de competitividade que estimula o recrutamento de pessoas com habilidades específicas para o exercício de atividades nos novos e modernos setores caracterizados pelas criativas inovações e pela inserção e apropriação das novas tecnológicas.
Atrelada a visão de desenvolvimento socioeconômico surgiu à concepção da qualificação humana para que o país, contando com mão de obra altamente qualificada, pudesse fazer