Estagio
A cada dia, o marketing vem se firmando como uma das áreas que mais atraem o interesse de empresários e gerentes de diversos tipos de empresas. Ele vem ganhando enorme importância dentro das organizações, e como consequência representa significativa redução de custos e vantagens competitivas adicionais.
Todos nós precisamos do marketing, pois não basta na nova era do relacionamento e de um mundo de informações, ser o melhor. É preciso mais. É preciso ser o mais desejado.
Todavia, por ser ainda muito recente, o marketing não é bem entendido pelos vários setores da sociedade, sendo confundido com simples vendas ou propagandas, sendo que esta ultima é uma das ferramentas do marketing, e vendas é uma das atividades do marketing.
Primeiramente precisamos definir o que é marketing. A palavra em inglês MARKET (mercado) e ING (sufixo que designa ação) nos conota uma ação para o mercado. Por definição, podemos utilizar a ideia que o marketing é a maneira de identificar as necessidades dos clientes, conceituando-o da seguinte forma:
Marketing é uma estratégia empresarial dinâmica, quer dizer, são esforços planejados com vistas à mudança e preparados para enfrentar a mudança. É uma atividade chave para o futuro e a sobrevivência de qualquer organização.
O marketing atualmente é tão necessário, pois nenhuma organização consegue sobreviver em ambientes competitivos sem uma completa e real orientação para o mercado. Por meio de estudos de mercado, a empresa obtém as primeiras ou as novas informações do mercado. O marketing trabalha de fora para dentro, descobrindo o que o mercado deseja e cuida para que suas necessidades sejam satisfeitas.
Desta forma percebe-se que a sua importância é acima de tudo aperfeiçoar a imagem da empresa e dos produtos e obter informação em todos os níveis do mercado.
A empresa estudada tem localização no centro da cidade de Juiz de Fora, conversamos com o empresário Marcos Aurélio dos Santos Júnior, que foi quem nos apresentou