Estagio
Vivemos em um mundo onde a incerteza frente ao novo, ante aos avanços tecnológicos e as desigualdades sociais, causam inúmeros desafios para muitos, em especial para a educação.
Um dos muitos problemas encontrados na nossa realidade educacional, é o de como educar para o respeito às inúmeras diferenças existentes em nossa sociedade.
Afinal, que papel cumpre a educação diante deste nosso século? O que verdadeiramente significa a educar? Qual é a proximidade entre ética e educação? Diante deste contexto deve-se considerar todo o conhecimento cultural que a criança leva consigo para o âmbito escolar.
Desafios e mais desafios se perpetuam na educação contemporânea, levando os educadores a voltarem a seus olhares para a reflexão, quanto a sua prática educativa.
Cabe a todos os envolvidos no contexto educacional, em especial aos profissionais da educação infantil que lidam com as crianças na tenra idade, serem mediadores e interventores no processo da construção do caráter, no crescimento e na formação do ser levando-os a um melhor desenvolvimento da autonomia moral, onde a criança refletirá acerca de suas opiniões e dos seus atos, conseqüentemente aceitando as várias opiniões dos demais com as quais se relacionam.
Deste modo, este sucinto trabalho intenta para a reflexão sobre a ética educacional, visando à melhoria da prática pedagógica.
REFERENCIAL TEÓRICO
1. ÉTICA E A EDUCAÇÃO
A escola exerce uma grande influencia na vida dos educandos, mas por si só, a educação não pode transformar a sociedade, ela não pode ser considerada a única instrução social capaz de educar moralmente as novas gerações.
É importante e imprescindível considerar que as crianças ao chegarem à escola, já possuem conhecimentos. É necessário, portanto, que o professor mantenha uma postura ética e reflexiva ao compreender as diferentes formas de “educação” que cada aluno apresenta no espaço escolar. São vivencias adquiridas nos mais diversos espaços sociais (familiares,