Estagio relatorio de observação educação infantil
Relatório de Observação
Por: Maria Cristina Menardo Rios Daltro
No período de 28/03 à 01/04/2011, estive acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades, realizadas na Pré-Escola I, composta por 22 alunos com idade 4 anos, no período matutino, na referida Escola Municipal Enock Amaral, pautando-me no critério da Observação
No primeiro dia da observação, a professora me apresentou a sua turma que me recebeu muito bem e alguns inclusive me abraçaram e beijaram, outros apenas me disseram palavras de bem vinda. Teve momentos significativos, onde ocorreram varias didáticas, a professora interagia com os alunos na, mas perfeita harmonia, sabendo-se que o tempo era muito pouco e as atividades uma por dia, mas a diferença estava na aplicação do contexto pedagógico, pois as crianças se envolviam plenamente. Durante o período de observação foi possível perceber que a professora tinha conhecimentos das teorias aplicadas e que na pratica conseguia utilizar desta de maneira dinâmica e prazerosa. Na aplicação de seus planos de aula, pois segundo o (RCN pág. 138).
“É importante planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade, como conversas, exposições orais, entrevistas e não só reprodução de contextos comunicativos informais“.
Foi possível perceber que antes das atividades proposta, a professora conversava fazendo perguntas, fatos e acontecimentos do cotidiano, ou canções relacionado ao assunto, às vezes tinha crianças que chegavam à escola chorando ou brigavam entre elas, a professora chamava em particular sem gritar, para conversar e mostra onde estavam erradas. Geralmente as atividades eram feitas em circulo, para que houvesse integração e troca de experiências, como é citado no (RCN pág. 138).
“A roda de conversa é o momento privilegiado de dialogo e intercambio de idéias. Por meio desse exercício cotidiano as crianças