Estagio III
1. INTRODUÇÃO____________________________________________________3
2. DESENVOLVIMENTO MOMENTO DA APROXIMAÇÃO TEÓRICA PRÁTICA___5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________6
4.REFERÊNCIAS____________________________________________________7
INTRODUÇÃO
O estagio curricular III Começou o seu desenvolvimento na Secretária Municipal de Saúde de Tupanciretã, mais especificamente no ESF – Vida e Saúde, localizado no Bairro Marcial Terra, neste território, as maiores dificuldades encontradas são famílias de grande carência econômica, problemas de habitação e saneamento básico, desemprego, violência e relações familiares fragilizadas.
Esse ESF conta com uma equipe, formada por 2 (dois) médicos, sendo um clinico geral e um obstetra, 1 (uma) enfermeira, 3 (três) técnicos em enfermagem, 1(um) dentista, 1 (uma) auxiliar de dentista e 2 (duas) serventes, contando também com um amplo espaço para um bom atendimento e com acessibilidade.
Esta unidade possui uma equipe de trabalho completa e tem como objetivos desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos. Devido a vários fatores, como carência de equipamentos e materiais, indisponibilidade de tempo, dificuldades para planejar em equipe, encontra obstáculos para realizar as atividades.
Hoje é necessário executar ações e serviços, que procurem eliminar ou controlar as causas das doenças e mortes, dentro desse contexto de praticas e educativas e promocionais.
Segundo a lei 8080/90
Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
Sendo assim o estagio se deteve como público alvo a saúde da criança