Estagio 1
Departamento de Psicologia
Projeto de Intervenção na Escola Estadual Gracinda de Lourdes
Professora Ms. Juliana Santos de Sousa Hannun
Pontifícia universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2011
Índice
Justificativa 3
Objetivos 4
Gerais 4
Específicos 4
Plano de ação 5
Metodologia 6
Cronograma 7
Justificativa O psicólogo escolar trabalha nas relações interpessoais existentes na escola para isso, desenvolve métodos de observação e análises dessas relações nos contextos específicos que ocorrem, é necessário, também, que desenvolva estratégias de escuta clinica das vozes institucionais, que o habilite a entender e analisar os aspectos intersubjetivos presentes nos processos relacionais no contexto escolar e intervir neles.
Após algumas observações feitas na Escola Estadual Gracinda de Lourdes, constatou-se a necessidade de aperfeiçoamento no projeto já existente para a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. E conversando com a coordenadora, esta nos chamou atenção para a limpeza da escola, haja visto que existe, apenas, uma pessoa responsável por tal função, sendo assim poderiam criar um envolvimento dos alunos, para que estes colaborassem.
Há anos a inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino vem sendo discutida entre os profissionais da área da educação. Suas dificuldades e estratégias para a inclusão são temas para fóruns, congressos e já foi até tem de novela – Páginas da vida (2001).
Como a inclusão de crianças e jovens com NEE vem crescendo consideravelmente, tanto em escolas públicas com em particulares, os profissionais que atendem essas crianças e jovens buscam conhecimentos sobre fatores orgânicos que suscitaram a deficiência e aperfeiçoamento para melhorar o atendimento pedagógico das mesmas.
Os pais de crianças com NEE têm papel fundamental no processo de