Estados unidos
O poder que os Estados Unidos da América adquiriu após a Segunda Guerra Mundial, fez com que se consolidasse a sua hegemonia econômica. Todavia, essa conquista não se restringe apenas ao eixo econômico, mas sim, se entendeu ao longo dos três eixos norte-americanos.
Com o exercício exacerbado do capitalismo, o país possui o maior e, o mais influente mercado financeiro do mundo. A agricultura e indústria se resumem ao trabalho dos grandes cinturões americanos (os Belts). Logo, a educação é de ótima qualidade, o que torna 99% da população alfabetizada.
Os Estados Unidos é a terceira nação mais populosa do mundo, com IDH altíssimo, possui uma boa qualidade de vida. No entanto, com a crise nos últimos anos, essa qualidade de vida diminuiu, porém não interferiu drasticamente no IDH do país. A cultura dessa grande população é bem diversificada.
Sua política consiste em uma Republica Federal Presidencialista. Os dois partidos existentes são o Partido Republicano e o Partido Democrata. Atualmente, o presidente é o Barack Obama, primeiro presidente negro, e pretende unir os dois partidos para enfrentar os problemas do país.
Neste trabalho, há exemplificado o funcionamento do setor econômico, cultural, educacional, demográfico e político da grande potencia mundial que é o país norte-americano.
EDUCAÇÃO
Estima-se que 99% da população americana seja alfabetizada. Entretanto, o resultado de dados tão superiores não se dá por uma simples coincidência. O sistema de ensino americano é um dos melhores do mundo e exige de todos os alunos doze anos de ensino primário antes que frequentem qualquer instituição para formação acadêmica superior. Este sistema de ensino se divide em três principais níveis: elementary school, que atinge crianças de quatro aos onze anos; em seguida há a middle school, que consiste em adolescentes de doze a quatorze anos; logo há o high school que abrange adolescentes e jovens de quinze a dezoito anos. Após a conclusão destes