Estabilização de veículos e libertação de vítimas
Obtendo acesso à vítima:
Tentar abrir a porta mais próxima da vítima, ou se a mesma estiver trancada pedir para alguém de dentro do carro, destrancá-la. É possível ainda forçar a trava utilizando um ferro. Mesmo assim caso não conseguir, pode-se quebrar uma janela (preferencialmente a mais distante da vítima), golpeando de maneira rápida e forte no canto inferior com uma punção de mola ou chave de fenda. Depois de quebrar a janela, use a mão enluvada para puxar o vidro para fora do veículo.
Estabilizando a vítima:
Pode-se usar pranchas de imobilização, caso tenha treinamento para isso. Quando estiver dentro do carro com a vítima deve-se realizar uma avaliação primária. Estabilize as vias respiratórias, corrija quaisquer condição que ameace a vida da vítima e aplique outros atendimentos necessários, curativos nos ferimentos, imobilfização nas fraturas e apoio psicológico.
Se for necessário remover a vitima antes da imobilização por haver ameaça a vitima, primeiro deve-se cortar os cintos de seguranças, imobilizar o pescoço com um cobertor enrolado, onde as pontas compridas recaiam sobre o tórax, cruzando as pontas sobre o tórax, exercendo pressão leve nas duas pontas, passando-os debaixo dos braços opostos. Pegue o cobertor atrás da vítima e traga-a do assento para seus braços com um movimento rotatório.
Depois de imobilizar e remover a vítima, continue monitorando as vias respiratórias, (a respiração, a circulação, os sangramentos e a temperatura).
Removendo uma Vítima do Assento de um Veículo O socorrista mantém a estabilização da cabeça e do pescoço, mas de forma geral devemos aplicar um colar cervical improvisado ou rígido. Um segundo socorrista deve alinhar cuidadosamente as pernas e o corpo da vítima, enquanto o primeiro mantém a estabilização da cabeça. Um outro socorrista deve afastar delicadamente a vítima do banco permitindo que uma prancha de imobilização longa seja deslizada