ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLO PARA TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE ENFOCANDO A PREVENÇÃO GERADA
3180 palavras
13 páginas
ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLO PARA TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE ENFOCANDO A PREVENÇÃO GERADARESUMO
A fibro edema gelóide vulgarmente conhecida como celulite é uma afecção da pele que afeta predominantemente o sexo feminino. É uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, não inflamatório, seguido de polimerização da substância fundamental, que, infiltrando- se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva, ou seja, os mucopolissacarídeos que a integram sofrem um processo de geleificação.
O trabalho teve por objetivo o estabelecimento de protocolo eficiente para o tratamento desta patologia, um maior conhecimento sobre as técnicas utilizadas, bem como promover saúde. Com o tratamento realizado, composto de 10 sessões e englobando técnicas e aparelhos diversificados, obteve-se sucesso, mas o resultado poderia ser beneficiado através de um tratamento multidisciplinar orientado.
PALAVRA-CHAVE: fibro edema gelóide, protocolo, aparelhos terapêuticos, técnicas, saúde.
INTRODUÇÃO
A fibro edema gelóide vulgarmente conhecida como celulite é uma afecção da pele que afeta predominantemente o sexo feminino. Suas causas não são totalmente conhecidas. Consideram-se fatores de predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais os quais, diminuem a quebra das células gordurosas ou aumenta o seu volume. As regiões mais atingidas são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdômen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.
A FEG é uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, não inflamatório, seguido de polimerização da substância fundamental, que, infiltrando- se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva, ou seja, os mucopolissacarídeos que a integram sofrem um processo de geleificação. Afeta os tecidos cutâneo e adiposo em diversos graus, portanto ocorre comprovadamente nesta disfunção uma série de alterações estruturais na derme pele, na microcirculação e nos adipócitos. (GUIRRO & GUIRRO,