atividade orientada
A interferência no genoma de outros organismos abre as portas para a biotecnologia e para o advento dos transgênicos, mas também para a terapia gênica e a medicina do futuro. Com linguagem simples e dezenas de fotos e esquemas ilustrativos, Watson apresenta os principais personagens dessa história, aponta as perspectivas que podemos esperar do estudo do DNA e discute suas implicações éticas.
Desde o início, nosso objetivo era ir além de uma mera narrativa dos eventos dos últimos cinqüenta anos. O dna deixou de ser uma molécula esotérica, interessante apenas para um punhado de cientistas, e tornou-se o cerne de uma tecnologia que está transformando muitos aspectos do modo como vivemos. Com essa transformação surgiu uma série de perguntas difíceis acerca do seu impacto — prático, social e ético. Tomando o qüinquagésimo aniversário como uma oportunidade de parar e efetuar um balanço da situação em que nos encontramos, não temos vergonha em apresentar aqui uma visão estritamente pessoal da história e seus desdobramentos. Além disso, sendo esta a visão pessoal de James Watson, foi escrita na primeira pessoa do singular. A dupla-hélice já tinha dez anos de idade quando o dna começou a realizar sua magia in utero num Andrew Berry ainda em estado fetal.
Procuramos escrever para um público amplo; nossa intenção é que alguém com conhecimento zero de biologia seja capaz de compreender cada palavra. Todo termo técnico