Esquema básico da dissertação
A dissertação possui três partes fundamentais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Alguns autores apresentam outras diferentes divisões, todavia o sentido dessas diferentes partes é o mesmo. Para a Introdução, por exemplo, existe uma outra expressão, denominada Posição ideológica. Tanto uma quanto outra irá introduzir a idéia a ser defendida, o que muda é apenas o nome dado a cada uma dessas partes.
Para a Introdução, ao dissertar sobre um determinado assunto ou tema, sua primeira providência é elaborar perguntas que estejam relacionadas a esse tema. Você deve refletir, procurando respostas para as questões formuladas. Dificilmente terá problemas nesse momento de reflexão. Certamente você já leu ou pelo menos sabe algo a respeito do tema a ser abordado.
Essas respostas colaboram na argumentação, já que, para defender uma idéia, você precisa argumentar sobre ela com o leitor, na tentativa de convencê-lo. O ideal é que você, a partir do tema, reflita e consiga as respostas (argumentos) para elaborar a primeira parte da dissertação -- a introdução. Exemplificando, suponhamos que o assunto seja "desemprego", do qual extraímos o seguinte tema (delimitação do assunto): "As principais conseqüências do desemprego no Brasil se agravam a cada dia, principalmente nos grandes centros urbanos.". Elaborando a pergunta, teríamos: "Quais seriam as principais conseqüências do desemprego e por que se agravam a cada dia?".
Como respostas, poderíamos apresentar os seguintes argumentos: 1. o número excessivo de pessoas que vive na mais completa miséria; 2. a expansão de favelas nesses grandes centros; 3. o aumento da criminalidade. Outros argumentos podem ser apontados. O importante é que cada argumento encontrado esteja relacionado com o assunto em questão.
Basicamente, após a reflexão e levantamento