ESPORTE E ALTITUDE 1
Quando alguém que não está devidamente acostumado a realizar qualquer prática esportiva nessas condições, é normal que se sinta bem mais cansado e que o rendimento abaixe. Muitos sintomas podem aparecer, como: dor de cabeça, náusea, vômitos, tontura, insônia, perda de apetite e até mesmo danos a órgãos e tecidos.
Isso tudo acontece por um motivo. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica e assim a quantidade de oxigênio presente no ar também diminui, fazendo o ficar rarefeito.
B) QUAL A RELAÇÃO DE DEPENDENCIA DO CORPO HUMANO QUANTO AO CONSUMO DE OXGÊNIO?
Para nós, seres humanos, o ar é um elemento do qual é indispensável para nós vivermos,pois sem ele não sobrevivemos . Por isso que não devemos desmatar as florestas , pois o ar vem das arvores .
C) O QUE ACONTECE, EM RELAÇÃO A RESPIRAÇÃO QUANDO VIAJAMOS PARA LUGARES DE LONGA ALTITUDE?
Este efeito é semelhante ao que acontece com os jogadores de futebol quando vão jogar em alguns locais altos, como em La Paz, capital da Bolívia. Essa diferença normalmente não é sentida por jovens e pessoas saudáveis. Hipertensos e ou pessoas com problemas pulmonares tendem a sentir um desconforto maior.
D) QUAL O EFEITO DA ALTITUDE PARA ATLETAS?
Quanto mais elevado ( tomando por base o nível do mar) o ar fica mais rarefeito e, via de consequência, acarreta maior dificuldade de respirar. Os efeitos da altitude nos atletas, qualquer que seja a modalidade esportiva são muito danosos àqueles não habituados as altitudes.
Escola Adventista de Santa Isabel
ESPORTE E ALTITUDE
NOME: VICENTE NUNES HILGERT
TURMA : 71
ABRIL 2015