Espiritismo
O Espiritismo é um conjunto de princípios e leis que foram codificados por Allan Kardec em cinco livros referenciados como Obras Básicas. Segue um resumo extraído e adaptado do Livro dos Espíritos, o primeiro dos livros de Kardec.
Resumo da Doutrina Espírita
Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom. Criou o universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.
Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal; os seres imateriais, o mundo invisível ou espiritual, ou seja, dos Espíritos.
O mundo espiritual é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistindo e sobrevivendo a tudo.
O mundo corporal é apenas secundário, poderia deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espiritual.
O Espírito veste temporariamente um corpo material perecível, cuja destruição pela morte lhes devolve a liberdade.
A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.
O homem é constituído por: 1) corpo físico, 2) Espírito encarnado neste corpo físico e 3) por um corpo espiritual, denominado perispírito que é o laço que une o Espírito ao corpo físico e é uma espécie de envoltório semimaterial do Espírito.
A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro, o corpo físico. O Espírito conserva o perispírito, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, mas que pode tornar-se algumas vezes visível e mesmo tangível, como ocorre no fenômeno das aparições.
O Espírito não é, portanto, um ser abstrato, indefinido, que somente o pensamento pode conceber; é um ser real, definido, que, em alguns casos, pode ser reconhecido, avaliado pelos sentidos da visão, da audição e do tato.
Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais em poder, inteligência, saber e nem em moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros por sua