Espiral do comhecimento
Externalização é articular o conhecimento tácito em explícito. Basicamente, é “mostrar o que sabe” por meio de analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. É transformar algo totalmente subjetivo em algo que outro indivíduo terá acesso. Um diálogo informal pode desencadear a externalização. Um veterano da organização dando “dicas” de como a mesma se comporta a um novato é um exemplo de externalização da conversão do conhecimento.
A combinação passa por converter todo o saber adquirido em um sistema de conhecimento. A criação do conhecimento realizada na educação formal geralmente assume essa forma.
Internalização está muito ligado ao know-how (aprender fazendo). É compactar o que foi aprendido e adicionar as interpretações pessoais. Para que a criação do conhecimento organizacional ocorra é preciso que o indivíduo socialize o conhecimento tácito adquirido, iniciando uma nova espiral.
Efeito da Inovação – Inovar é aplicar novas ideias e atingir sucesso com elas. É frequentemente vivenciado no dia a dia profissional. A inovação traz consigo, se for aceita , maior faturamento, acesso a novos mercados e aumento das margens de lucro para a empresa.
Trazer um produto ou serviço total ou parcialmente