Esperto
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral. Atualmente, ao pensarmos nos tipos de acidentes mais freqüentes lembramo-nos de imediato daqueles que ocorrem no trânsito, em casa ou no trabalho.Os acidentes não acontecem por acaso, nem apenas com as pessoas sem sorte. Geralmente, são resultantes das condições ambientais, de vida e de trabalho das pessoas: quanto mais nos expomos a situações negativas ou danosas, maiores probabilidades teremos de nos acidentar. Porém, existem medidas que quando adotadas reduzem significativamente as chances desses acontecimentos.
Como ocorrem os acidentes de trabalho? Em função das distintas tarefas executadas os acidentes de trabalho apresentam grande diversidade, atingem alguns grupos específicos de pessoas e ocorrem mais em determinadas categorias profissionais do que em outras. Sua freqüência e gravidade estão intimamente ligadas à falta de prevenção e cuidados adequados. Na verdade, quando pensamos em acidentes de trabalho em geral imaginamos algo trágico,repentino e chocante: uma queda de andaime, uma serra elétrica que atinge o dedo ou o braço do trabalhador, entre outras ocorrências.
Como ocorrem os acidentes de trabalho * Pisos e passagens - irregulares, obstruídas, escorregadias, com saliência ou buracos. * Arrumação ou limpeza inadequada. * Falta de espaço. * Pilhas inseguras ou materiais sobre a cabeça. * Partes móveis, correias, correntes, engrenagens e roldanas desprotegidos. * Pontos de operação que permitem o acesso do operador. * Adaptadas, falta de manutenção, inadequadas ao trabalho, gastas, usadas de formas incorretas. * Inadequado ao trabalho, usado incorretamente, falta do E.P.I. * Brincadeira em local de trabalho * Falta de treinamento do operador * Layout inadequado * Fazer reparos em máquinas ou equipamentos em movimento. * Falta de planejamento de uma