Espermatozoides
Escola Secundária Romeu Correia
Ano Lectivo 2010/2011
Actividade Laboratorial
Observação de Espermatozóides e de
Cortes Histológicos de Testículo
Marisa Milhano
12ºA1 nº22
Biologia
Professora Leonor Martins
Actividade Laboratorial – Observação de Espermatozóides e de Cortes Histológicos de Testículo
Índice
Introdução
3
Material
4
Procedimento Laboratorial
4
Resultados
5
Conclusões
8
Bibliografia
10
Webgrafia
10
Página 2 de 10 - ©Copyright Marisa Milhano 2011
Actividade Laboratorial – Observação de Espermatozóides e de Cortes Histológicos de Testículo
Introdução
A espécie humana é caracterizada por ser uma espécie bissexual, ou seja, uma espécie onde existe indivíduos do sexo masculino, e indivíduos do sexo feminino, e que só se reproduz sexuadamente. Este tipo de reprodução resulta na união dos gâmetas haplóides, provenientes das gónadas existentes no sistema reprodutor masculino e no sistema reprodutor feminino.
Estes sistemas possuem uma anatomia e um funcionamento bastante complexo. Assim, é possível dividi-los de acordo com as funções das suas estruturas, de modo a facilitar o seu estudo. No decurso deste estudo, nomeadamente do sistema reprodutor masculino, uma observação microscópica dos mesmos permitir-nos-á então uma melhor análise e compreensão das suas estruturas e constituintes, assim como do seu funcionamento.
Desta forma, os objectivos desta actividade laboratorial serão observar e identificar as gónadas masculinas, assim como analisar e compreender o funcionamento das suas diferentes estruturas e constituintes, através da observação de preparações definitivas de cortes histológicos de testículo de coelho, e de preparações definitivas de espermatozóides humanos.
Página 3 de 10 - ©Copyright Marisa Milhano 2011
Actividade Laboratorial – Observação de Espermatozóides e de Cortes Histológicos