esperimento mru
O movimento Retilíneo Uniforme é caracterizado por variação de espaços iguais em intervalo de tempos iguais, o que aplica uma velocidade constante (sem aceleração)
Objetivos da Experiência.
Estudar e observar os movimentos unidimensionais a velocidade constante e através de experimentos, Representar os dados experimentais em tabelas de dados.
Cuidados Básicos durante a Tomada de Dados:
- Pegar nos equipamentos e instrumentos com as mãos limpas.
- Não faça o cavaleiro deslizar sobre o trilho sem que o compressor esteja ligado.
- Não mexa na válvula reguladora do fluxo de ar do compressor.
- Avise imediatamente o professor em
6.1. Material utilizado:
Trilho de ar, cavaleiro com mola e imã, bobina para disparo do cavaleiro, fonte 6 V DC, chave inversora, compressor de ar, sensores ópticos, cronômetro digital com disparo automático para 4 intervalos de tempo, nível com base magnética, régua de plástico e balança.
Procedimento Experimental: MRU (movimento retilíneo e uniforme)
Faça a montagem experimental descrita a seguir (veja o desenho ilustrativo):
Siga os seguintes passos:
Ligue o compressor de ar. Posicione o cavaleiro sobre o trilho de ar. Verifique se o cavaleiro desliza sobre o colchão de ar existente entre ele e o trilho. Certifique-se que o trilho de ar esteja na horizontal: se o trilho de ar estiver na horizontal, o cavaleiro deve ficar flutuando em torno de uma certa posição de equilíbrio. Caso isso não aconteça atue no ajuste da posição horizontal do trilho de ar sobre a bancada do laboratório. Acerte a posição do transferidor com o fio de prumo para que o ângulo seja zero (horizontal). Agora, posicione-o com o imã encostado ao imã da bobina do disparador. Posicione os 4 sensores óticos com espaçamento uniforme (em torno de 100 mm) um do outro. Anote estas