Especies de plantas
Nome popular: Íris; Flor-de-lis; Íris-barbado.
Nome científico: Iris germânica L.
Família: Iridaceae.
Origem: Europa.
Grupo de herbáceas, rizomatosas, perenes, muito floríferas, de 30 a 60 cm de altura. Suas folhas se apresentam em forma de leque, com cor verde-azulada. Ocorre a forma variegada com folhas de margens brancas muito ornamentais, porém menos floríferas que as demais.
As variedades modernas são híbridas, possuindo flores de cores variadas, principalmente brancas ou azuis nas variedades antigas, formadas na primavera e verão.
Adaptam-se com maior facilidade em regiões que propiciem climas mais frios, onde o florescimento é mais intenso.
Como cuidar: É cultivado formando maciços isolados e em bordaduras, em canteiros de terra bem preparada, com bom teor de matéria orgânica, e de boa drenagem, sendo irrigado a intervalos.
Como reproduzir: Multiplica-se facilmente através da divisão da planta.
Lamina 2- Dracoema fragrans características É um arbusto de crescimento lento, geralmente multistemmed na base, espécimes maduros atingindo 15 m (49 pés) ou mais alto com uma coroa estreita de geralmente delgados ramos eretos. As hastes podem alcançar até 30 cm (12 pol) de diâmetro em plantas antigas, em habitats florestais podem tornar-se horizontal, com ramos laterais eretos. Plantas jovens têm um único tronco ramificado com uma roseta de folhas até que as flores ponta crescente ou estiver danificado, após o qual se ramifica, produzindo dois ou mais caules novos;. Depois, ramificação aumenta com episódios subseqüentes floridos [1] [3]
As folhas são verdes brilhantes, lanceoladas, 20-150 cm em 7,9-59) de comprimento e 2-12 cm (0,79-4,7 em) de largura; pequenas folhas são eretas a espalhar, e deixa maior geralmente caídas sob o seu peso. As flores são produzidas em panículas 15-160 cm em 5,9-63) de comprimento, as flores individuais são 2,5 cm (0,98 in) de diâmetro, com uma corola de seis lobed, rosa em primeiro