Especialização da Membrana
Especialização da Membrana
A Membrana plasmática possui várias especializações, podendo ser ela de um organismo unicelular ou pluricelular. Tais especializações podem ser divididas em: microvilosidade, invaginações de base, desmossomos, interdigitações, cutículas, cimentos intercelulares. Microvilosidades É uma frágil protuberância que se estende pela membrana, ampliando a superfície de absorção. Ela se dá nas células epiteliais do intestino.
Invaginações de base São atividades que acontecem na base das células, e podemos encontrá-las nas cavidades renais, pois elas exercem a função de reabsorver a água dos rins.
Desmossomos
São encontrados entre duas células adjacentes, e têm uma composição de aderência que age sobre estas células.
Interdigitações Os processos de contraposição dos desmossomos se resultam em interdigitações. Acontecem nas células epiteliais. Cutículas Uma camada fina que reveste a parte externa da membrana. Tendo um importante papel de associar as células para a formação dos tecidos. Tem uma composição glicoproteica. Cimentos intercelulares Os cimentos é o que chamamos de complexos unitivos. Eles têm o papel de desenvolver a ligação entre as células, não permitindo que outras substâncias atravessem em suas lacunas.
Transporte de Membrana
O que define a permeabilidade de uma membrana, é a capacidade da mesma de ser atravessada por uma substância e não por outras. Uma solução possui o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). As membranas são classificadas em 4 tipos, de acordo com a sua permeabilidades:
Permeável – Permite a passagem do soluto e do solvente.
Impermeável – Não permite a passagem de nenhum, nem do solvente, nem do soluto.
Seletivamente