Crianças invisíveis
Aluna: Thamirys Dantas
Odontologia 2012.1 2. Caracterize as especializações da sua membrana plasmática. * Especializações da superfície baso – lateral da célula: junções celulares.
Zona de oclusão: une e veda; é a fusão dos folhetos externos das membranas das de células vizinhas. Formada por proteínas transmembranas; evita a movimentação de moléculas entre diferentes domínios da membrana.
Junção aderente: cinturão de adesão apical; formada por proteína transmembrana caderina.
Desmossomas: placas de adesão em forma de discos. Proteína transmembrana desmogleina (caderina);
Junções comunicantes: junção do tipo fenda; permite a comunicação entre células vizinhas; formada por 6 proteínas transmembranas – conexinas. * Junções células – matriz:
Hemidesmossomos: placa de adesão em forma de disco – superfície basal da célula epitelial. Proteína transmembrana: integrina.
Contatos focais: pontos de adesão que ancoram a célula à matriz extracelular possibilitam a movimentação celular; proteína trans – membrana: integrina. * Especialização da superfície lateral da célula:
Interdigitação – reentrâncias e saliências de membranas plasmáticas de células vizinhas que se encaixam – adesão. * Especialização da superfície apical da célula:
Microvilosidades – aumentam a área da superfície celular; são projeções cilíndricas que se projetam da superfície apical da célula.
Estereocílios – “ microvilosidades” mais longas e ramificadas; aumentam a área de superfície das células; suporte delicado de filamentos de actina. * Especialização da superfície basal da célula:
Invaginação basal – aumenta a superfície de troca entre célula – interstício. 3. O que são caderinas desmossomais e qual o seu papel na interação célula – célula?
As caderinas são glicoproteínas transmembranosas, cálcio dependentes com função de promover essa adesão intercelular. Elas promovem a manutenção da