especfotometria
Adna Oliveira (1); Bruna Rastirola (2); Daiane Martins (3) ; Flavia Pardinho (4) ; Itatiane Guerra(5) ; Lidiane Carminati(6) :
(1) Graduando em Engenharia de Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica, campus Cuiabá Bela Vista, Cuiabá, MT
RESUMO
A indústria alimentícia utiliza amplamente corantes para conferir, restaurar ou intensificar a cor dos alimentos e para garantir a eles um aspecto padronizado frente aos consumidores, que usualmente associam a cor à qualidade do alimento. Em função desses aspectos, e do potencial toxicológico que alguns corantes podem apresentar, o controle de qualidade desses compostos é de fundamental importância. Muitos métodos analíticos podem ser empregados. Dentre os mais usuais destacam-se os métodos cromatográficos e espectrofotométricos. A espectroscopia UV/Vis apresenta alta sensibilidade, baixo custo e simplicidade operacional. Neste trabalho, foi estudado o potencial da metodologia de uma amostra de refresco em pó sabor laranja, a espectrofotometria derivativa e técnica multivariada na determinação simultânea do corante alimentício: Amarelo Crepúsculo (AC).
Palavras chaves: Espectrofotometria UV/VIS, Corantes Alimentares.
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada