espaço geografico
Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares, “o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”.
As modificações no espaço também estão relacionadas com as novas descobertas que os seres humanos vão realizando, em termos tecnológicos, que fazem surgir novos modos de se produzir, novas mercadorias e novas formas arquitetônicas, entre outros.
De um modo mais resumido, o simples fato de que o homem possui necessidades modifica o espaço em que ele vive, por exemplo, na antiguidade quando sentia fome caçava, e com o tempo aprendeu a plantar, causando mudanças tanto no espaço quanto a sua própria organização social. Se o homem evolui em qualquer aspecto de sua existência, sua sociedade, economia e tecnologia mudam junto a si.
2-) Uma etapa do desenvolvimento do espaço geográfico que contribuiu para um desenvolvimento sustentável é a globalização, que por sua vez é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, principal desenvolvedor de mudanças do espaço geográfico. Outra etapa seria a industrialização, que faz parte da anterior e regeu por contra própria mudanças avassaladoras no espaço, na economia e na sociedade mundial.
A sustentabilidade das duas etapas apresentadas não condizem com sua estrutura social, são possíveis, sustentáveis, tanto que já ocorreram, mas não de forma igual em todos os países tocados pelas mesmas. A globalização apresenta grandes vantagens aos países que a desenvolvem com facilidade, como