espaço geografico brasileiro
Diretor: Romildo
Professor: Romario Santos
Aluno: Eraldo Victor de Oliveira Sarraf Pinto
Serie: 2º ano Turno: Tarde Turma: 223
Espaço Agrário Brasileiro
Conceito: Denomina-se espaço agrário a área ocupada com a produção agrícola (vegetal, pastagens e florestas) habitações dos agricultores e, ainda, infraestruturas e equipamentos que se relacionam com a atividade de produção industrial, caminhos canais de rega, etc.
Em 1996, 24% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalham no setor primário, mas a agropecuária é responsável por apenas 8% do nosso produto interno bruto (PIB).
Apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas em regiões onde a agroindústria se fortaleceu, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo. Muitas vezes quando analisamos apenas a modernização das técnicas e esquecemo-nos de observar quais são as consequências da modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população.
Cerca de 65% da força de trabalho agrícola é encontrada em pequenas e medias propriedades, que utilizam mão-de-obra familiar. O que se verifica, na pratica, são realidades de vida muito diferente. Uma família que tenha uma propriedade rural próxima a um grande centro urbano e produza alimentos de forma intensiva para serem vendidos nas cidades ou forneça matéria-prima para as indústrias, terá uma rentabilidade muito maior do que uma família que tenha a propriedade em uma área de difícil acesso e pratique agricultura extensiva.
No Brasil, verificou-se, até fins dos anos 80, um enorme crescimento da área cultivado com produtos agroindustriais de exportação em detrimento de cultivos voltados ao abastecimento interno. Atualmente, produtos do mercado interno apresentam grande aumento de produção. Isso se explica pela pratica da associação de culturas em grandes propriedades.
Em algumas áreas do país, sobretudo no interior do estado de São Paulo