Espaço Agrario 1
Texto 1: GRAZIANO DA SILVA, José. Velhos e Novos Mitos do Rural Brasileiro. Estudos Avançados. Ano 15. São Paulo, 2001.
Do que trata o texto: O texto aponta as conclusões parciais das fases 1 e 2 do Projeto Rurbano, que segundo autor, contribuíram para derrubar velhos mitos sobre o mundo rural brasileiro, porém ele chama atenção para o perigo de sua pesquisa servir como criador de novos mitos.
Objetivo do autor: Mostrar as mudanças na realidade do mundo rural brasileiro destrinchando os velhos mitos que cercam a população do espaço agrário no Brasil. Além disso, Graziano descreve o que são os novos mitos e quais os eixos que servirão como fio condutor para a fase 3 do Projeto Rurbano.
Estrutura do texto: O texto estrutura-se em três partes. A primeira, “Os velhos mitos” onde o autor traz cinco mitos e os explica; A segunda, nomeada de “Novos mitos” apresenta mais cinco mitos; Por fim, a terceira, que fala sobre “O que falta pesquisar” apresentando os objetivos pelos quais o Projeto Rurbano irá seguir na sua terceira fase. Nessa sequência, o autor aborda as transformações ocorridas no espaço agrário brasileiro entre as décadas 1990 e o começo dos anos 2000.
Conclusão do autor: Todo o processo esmiuçado pelo autor não deixa claro suas conclusões. Entretanto, ao fazer a leitura, percebemos que Graziano aponta para uma nova configuração da população do espaço agrário brasileiro – que aumenta, mas as famílias que vivem em atividades exclusivamente agrícolas seguem o caminho oposto.
As Ocupações Rurais Não-Agrícolas (ORNAs) são as principais alternativas das famílias que hoje permanecem ou se dirigem para o campo. Embora sejam realizadas no rural, as ORNAs tem sua origem em demandas urbanas. Segundo o autor, a partir das Ocupações, podemos pensar as políticas no espaço agrário