espanhol
A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas:
Buscava o coração do Brasil.
Ora, o Brasil não possui o órgão biológico em questão. Portanto, coração significa aí o centro vital, a essência, o âmago do país.
Achamos a chave do problema.
O problema não é nenhuma fechadura, mas para resolvê-lo (ou abri-lo) o elemento que se diz ter achado é tão necessário quanto uma chave para abrir uma porta.
PARALELISMO
Estado do que é paralelo.
Correspondência entre duas coisas ou situações.
Gramática Identidade, similitude ou correspondência entre estruturas frasais, quanto ao ritmo, ao valor sintático, ao significado.
ANTITESE
Antítese é uma figura de linguagem que pode ser explicada por uma associação/aproximação de palavras ou expressões que representem ideias opostas. Foi muito utilizada durante a época barroca, cuja produção ficou conhecida como “arte do conflito”. Não confunda antítese com paradoxo, que é muito mais que o uso conjunto de ideias contrárias; no paradoxo, a ideia passada foge da realidade e não tem lógica se não a poética. Por exemplo: Antítese: “Aqui é o céu, lá é o inferno.” Paradoxo: “O inferno é o céu.” Lista de antíteses através de palavras: Morto e vivo Feliz e triste Amor e ódio Preto e branco Grande e pequeno Sim e não Claro e escuro Jovem e idoso Agora e depois Rico e pobre Dormir e acordar Ir e voltar Formal e informal Ligar e desligar
Dia e noite
Sol e lua
Doce e salgado
Bonito e feio
Novo e velho
Cheio e vazio
Início e fim
Passado e futuro
Caro e barato
Lembrar e esquecer
Viver e morrer
Digital e analógico
Começar e terminar