ESP - Electronic Stability Program
Processos Automotivos
Introdução
Um dos maiores problemas enfrentados pelos motoristas são as derrapagens dos veículos. Ao fazer uma curva ou desviar de algum obstáculo repentinamente, o carro tende a derrapar e o motorista perde o controle do mesmo.
Um carro que contém ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), dificilmente passará por esta situação, visto que o controle de estabilidade detecta que o veículo está prestes a derrapar e age rapidamente. O ESP pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens e é um item de segurança ativa muito importante.
Funcionamento O ESP verifica 25 vezes por segundo se a intenção do motorista condiz com a trajetoria real do veículo. Caso haja uma divergência, o ESP aciona imediatamente o mecanismo de frenagem para trazer o veículo de volta para a rota. Freiando as rodas seletivamente de acordo com o torque necessário e alterando o torque do motor para estabilizar o veículo, o ESP é capaz de evitar derrapagens. Um carro com ESP, também contém sistemas auxiliares de segurança, como o ABS (Sistema Antibloqueio de Frenagem) e o TSC (Sistema de controle de Tração).
Em uma situação de variação repentina da direção do veículo, o sensor do ângulo da direção mede a intenção do motorista em alterar a trajetória do veículo. Simultaneamente, o sensor de aceleração lateral determina a rota real do veículo. Dessa forma, o módulo integrado do ESP, munido das informações desses sensores e dos sensores de velocidade das rotas, percebe a diferença da intenção do motorista e a trajetória real e age freiando seletivamente alguma roda. Com essa frenagem o veículo consegue seguir o caminho pretendido mais rapidamente em um primeiro instante. Em um segundo momento, ao tentar voltar com o veículo para a pista, o mesmo acontece e as rodas são freadas seletivaente, gerando um torque contrário ao torque que causaria a derrrapagem do veículo.
Componentes &