Escravid O E Preconceito Racial PLANO DE AULA
Introdução
Este trabalho promove uma reflexão sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil e favorece o estabelecimento de relações entre passado e presente possibilitando o debate sobre a condição da população negra na atualidade.
Objetivos
Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial.
Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças.
Estratégias
1. O professor deve entrar na sala, trajado de macaco, camisa do Brasil e com um cacho de bananas, distribuindo-as aos alunos. Para cada aluno que entregar a fruta deverá repetir a frase: “Somos todos macacos”. Deixar que exponham suas opiniões e polemizar com reportagens sobre o tema que vai além da questão racial, mas permeia pela igualdade de direitos.
2. Leve à sala de aula reportagens e notícias diversas sobre o trabalho compulsório na atualidade: exploração de trabalhadores brasileiros que migram para outras regiões em busca de melhores condições de vida; e de estrangeiros que vêm ao país e são submetidos a situações degradantes. Quotas estudantis e assédio moral e psicológico no trabalho. Espalhem estes recortes sobre a mesa e oriente-os a escolherem os temas que mais lhe interessarem.
3. Depois de realizada a leitura, solicite que exponham os principais fatos. Os alunos que tiverem lido o mesmo texto podem ajudar a sintetizar as principais informações.
4. Escreva na lousa o significado da palavra escravidão e faça uma explanação sobre o tema. É fundamental que a questão econômica seja evidenciada, desde que o professor a relacione a outros aspectos, como, por exemplo, as teorias sobre inferioridade e superioridade das raças pré existentes no Brasil.
Atividades
1. Faça uma tabela na lousa, dividindo-a em duas colunas: "passado" e "presente". Peça a ajuda dos alunos para preencher a tabela com as características da escravidão e preconceito racial, discutidos na