Escola
Uma boa escola é aquela que promove a aprendizagem de todos os seus alunos e lhes assegura uma trajetória de sucesso. Essa meta pode ser atingida se contarmos com subsídios efetivos que possam ajuda-lo a transformar a intenção em realidade. Com este trabalho pretende-se cumprir essa função, relembrando alguns aspectos pedagógicos tidos como centrais para se fazer uma gestão escolar em que a prioridade esteja na construção, por parte dos alunos, de novas formas de pensar, sentir e atuar, sendo essa a principal razão da educação em nosso país.
Neste trabalho, evidenciarei questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de modo que, ao realizarmos leituras e atividades, se possam encontrar novos caminhos para pensar a gestão pedagógica da escola e, também, encontrar maneiras de superar os problemas que possam ser encontrados. O objetivo é fazer com que todos os alunos permaneçam na escola, progredindo a cada dia.
Veremos também, como a relação da aprendizagem é tratada pelas principais correntes psicológicas, as condições em que ocorre a aprendizagem e de que forma ela poderá favorecer aos nossos alunos dentro da escola. Observaremos o desenvolvimento do trabalho pedagógico dentro da escola, visando identificar a importância do papel do gestor em articular o trabalho da equipe escolar na busca de soluções apropriadas ao contexto da instituição de ensino e também a importância de organizar a sala de aula devendo, de alguma forma, identificar armadilhas que se voltam contra o aluno e o professor.
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como desenvolve o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, deve-se identificar o papel ativo do sujeito na apropriação e na construção de seu próprio saber, posicionando-se contra formas de ensino ditas tradicionais, nas quai9s cabe aos estudantes apenas receber do professor o