Escola
A ciência antiga é caracterizada por todo conhecimento sobre todas as coisas, produzido desde a antiguidade até a idade média. Esse conhecimento foi produzido à partir da necessidade de explicar forma como tudo funciona.
A ciência antiga foi o período onde o homem começou a se preocupar em explicar sua realidade, fazendo isso através da observação e reflexão do mundo, porém nunca tentou provar suas afirmações. A ciência antiga se perguntava “por que” as coisas são possíveis.
Com o passar do tempo, na idade medieval, a ciência era totalmente religiosa, onde todo conhecimento era retirado das sagradas escrituras e o clero usava os conhecimentos geradas na antiguidade para atestar as afirmações bíblicas, como por exemplo a teoria do geocentrismo.
A ciência moderna, se iniciou com a Revolução científica nos séculos XVI e XVII, na Europa. Os autores da ciência moderna, sempre se preocupavam em questionar qualquer afirmação e somente a aceitavam com provas, assim como se afirmavam algo depois de comprova-lo. A ciência moderna se perguntava “como” as coisas são possíveis.
Dessa forma, percebe-se que apesar de ambos, ciência antiga e ciência medieval, se preocuparem com explicar a natureza, na ciência antiga o homem explicava somente através da observação e reflexão e nunca tentava provar suas afirmações, diferente da ciência moderna que só pode-se afirmar algo depois de submeter essa ideia a uma série de questionamentos e comprovações, para então aceita-la verdade.