escola
Agricultura – é um conjunto de técnicas praticadas pelo ser humano, em estreita relação com a terra de forma metódica e sistemática, para cultivar plantas.
Pecuária – é o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e produção de animais.
Gado – é o conjunto de mamíferos que foram domesticados pelo ser humano para aumentar a produção.
2º Capítulo
Factores da produção agrária ( Agricultura)
Factores naturais
Condições climáticas
Luz solar
A luz solar é muito importante para o processo de fotossíntese. Existem plantas que são muito exigentes quanto aos índices de grau de luminosidade, enquanto outras não. Quanto ao grau de exigência as plantas podem ser de luz ou sombra. As de luz exigem uma quantidade importante de luz e as de sombra usam uma escassa quantidade de luz no seu processo da fotossíntese. Este critério permite distinguir culturas de longos e curtos dias. As plantas de longos dias são aquelas que se desenvolvem e florescem rapidamente quando os dias têm uma duração superior a doze horas, ex: o milho, a cevada, etc. As plantas de dias curtos são aquelas cujo crescimento óptimo está relacionado com dias de duração inferior a doze horas, ex: o tomate, o pepino, o algodão, etc.
Temperatura
É a mais importante, exercendo-se tanto em consequência das variações da temperatura quanto da humidade. Existem plantas que requerem temperaturas baixas, enquanto outras não, consequentemente se a raiz não encontra condições climáticas favoráveis para ela não desenvolve-se.
Humidade e precipitação
Sem água não há vida, sendo assim para que a produção agrícola sege boa é necessário garantir uma fonte de água para irrigação das plantas, como rios, lagos, …
A humidade é elemento fertilizador da terra e dissolve os sais minerais do solo para que estes possam ser assimilados pelas plantas. As exigências de água variam com as espécies agrícolas e com as fases do seu ciclo evolutivo.
Solo
O solo constitui para a agricultura um elemento