Escola e blá blá blá
Depois das grandes transformações, pelas quais o Brasil passou pelos últimos trinta anos, a questão do desemprego continua sendo um dos grandes problemas nacionais. Na agricultura houve a expansão da mecanização em todas as fases: preparo da terra, plantio e colheita com isso ocasionou expulsão de milhares de pessoas que tomaram rumo das cidades.
Indústria, a crescente automação das linhas de produção também colocou milhares de pessoas na rua. No setor automobilístico,antes para se produzir 1,5 milhões de veículos era necessário empregar 140 mil operários,hoje em dia para produzir 3 milhões é necessário 90 mil trabalhadores.
Enfim, se a chamada modernização dos setores produtiva e de serviços conseguiu aumentar a riqueza nacional, ela tem aumentado de desemprego, com a questão da modernização alguns acham que o desemprego é por questão de sorte, de relações pessoais, ganância das empresar entre outros aspectos.
Entretanto esta faltando uma explicação, que deixara claro que o desemprego não é uma questão individual nem culpa do desemprego. Essa explicação esta na política econômica desenvolvida no Brasil, há mais de vinte anos, ate no inicio do século XXI. Nos últimos anos essa tendência foi alterada com a queda gradativa dos juros e com o aumento dos gastos públicos.
No final de 2008 e 2009 com a crise financeira mundial observa-se que a uma queda do desemprego no Brasil, segundo o(PME) pesquisa mensal de emprego,divulgada no inicio de 2009 pelo IBGE,a taxa de desemprego em 2008 ficou em 7,9%.contra 9,3% em 2007 e o menos índice de serie econômica histórica iniciada em 2002,que contempla os dados das regiões metropolitanas de Recife,Salvador,Belo Horizonte,Rio de janeiro,São Paulo e Porto Alegre.
O nível de desemprego e o aumento de renda deverão retomar em 2010,isso poderá ocorrer com a ampliação da presença de estado nos mais diversos setores de educação,saúde,segurança,transporte,cultura,esporte e lazer,alem de investimentos maciços em