Escoamento Em Canal Vertedor Tomoson
1304 palavras
6 páginas
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – ESCOLA DE MINASHIDRÁULICA II - AULA PRÁTICA Nº 2
ESCOAMENTO EM CANAL
1. Observar os diferentes tipos de escoamentos: laminar, turbulento, uniforme e variado, permanente e não permanente, crítico, subcrítico (fluvial) e supercrítico (torrencial) no escoamento em um canal para experimentos instalado no
Laboratório de Hidráulica do DECIV/EM. Abordar aspectos ligados aos números de Reynolds e de Froude.
2. Observar a lâmina d´água formada nos casos em que se varia a vazão (para uma mesma declividade) e quando se varia a declividade (para uma mesma vazão).
3. Observar a formação de um ressalto hidráulico (alturas conjugadas e comprimento) no canal e a sua posição ao longo do canal (em função da velocidade do escoamento).
4. Observar, qualitativamente, a lâmina d´água no escoamento, quando se faz uma elevação do fundo em duas situações: escoamento subcrítico e supercrítico.
5. Observar um escoamento uniforme, com vazão de água, Q, no canal retangular de largura B e declividade do fundo I, feito com paredes de vidro e fundo em polipropileno.
4. Geometria do canal:
Seção: _________________ ;
B = _______ mm;
hf = _________mm;
hag = ________mm;
Io = __________m/km;
Vazão no medidor:
Profundidade, h = __________mm;
Q = _______m3/h = ____________l/s;
Determinar o coeficiente de Manning, n, e comparar com dados preconizados na literatura.
ESCOAMENTO ATRAVÉS DE VERTEDOR TRIÂNGULAR DE SOLEIRA FINA,
TIPO THOMSON
1. INTRODUÇÃO
Esse experimento tem por objetivo estudar o escoamento da água através de um vertedor triângular de soleira fina e lâmina livre, instalado no canal para experimentos do Laboratório de Hidráulica do DECIV/EM/UFO. A partir da determinação experimental da vazão, Q, e da carga, H, a equação experimental da vazão deve ser determinada e o coeficiente de descarga comparado com o seu valor teórico. Considerar a vazão como grandeza dependente e a carga como independente.
Os resultados obtidos no ensaio deverão ser usados na