Esboço - tratamento de agua
1.1 Na fase de adução ocorre a condução da água pelo sistema de distribuição (abastecimento de águas).
1.2 Selecionar bem a fonte de captação é um processo importante pelo fato de este ter que proporcionar um perfeito abastecimento à comunidade, buscando desde a boa localização até os possíveis focos de contaminação.
1.2.1 A captação pode ser superficial: que é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento, sendo que por bombeamento deve ser construída junto à captação uma casa de máquinas que contém um conjunto de motobombas que sugam a água do manancial e a envia para a estação de tratamento.
1.2.2 Subterrânea que é efetuada através de poços artesianos (onde as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais) com perfurações de 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos, que também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações. Vale ressaltar que a água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez (Alterações no aspecto estético da água causadas pela presença de partículas sólidas em suspensão oriundas do seu contato com o solo e rochas (erosão), ou ainda, aquelas provenientes de rejeitos domésticos e industriais.Sua remoção nos processos de clarificação da água é associada à eficiência de remoção de partículas, incluindo cistos de protozoários).
1.3 O tratamento da água feito por captação superficial é composto por várias fases que serão especificadas a seguir.
1.3.1 Na oxidação, que é