Esa E Jac
CAIO TOKUNAGA
GABRIEL MAEKAWA
IGOR MATTOS
MATEUS RAMPIM
MATHEUS PADOVAN
CAMPO GRANDE
NOVEMBRO - 2014
CAIO TOKUNAGA
GABRIEL MAEKAWA
IGOR MATTOS
MATEUS RAMPIM
MATHEUS PADOVAN
ESAÚ E JACÓ
Trabalho apresentado à Professora Rosane Fernández da disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV da turma Informática 122, turno matutino.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Campo Grande – 24 de Novembro de 2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2 - AUTOR p.5
3 - LIVRO p.6
3.1 - CARACTERÍSTICAS p.7
4- CONCLUSÃO p.8
5- BIBLIOGRAFIA p.9
1 - INTRODUÇÃO
Trabalho feito para dar uma breve explicação sobre o autor Machado de Assis e a sua penúltima obra, Esaú e Jacó. Dando o foco em quais são as características da obra, o estilo narrativo do escritor e a sua importância na literatura brasileira.
2 – AUTOR
Joaquim José Maria Machado de Assis (1839 – 1908) foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Foi e ainda é um importante autor na literatura brasileira, além de ser fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. É considerado introdutor do realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), onde se notam traços de pessimismo e ironia.
Suas obras abrangem, praticamente, todos os gêneros literários. Na poesia, começa com o romantismo de Crisálidas (1864) e Falenas (1870), passando pelo indianismo em Americanas (1875) e o parnasianismo em Ocidentais (1901).
3 - LIVRO
Esaú e Jacó foi publicado em 1904, Machado de Assis segue em janeiro para Friburgo, com sua