erosx aster
4508 palavras
19 páginas
ESTADO DE MATO GROSSOSECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
ABILENE DONDE
CINTIA GABRIELE
DOUGLAS FERNADES
HUGO F. VASCONCELOS
SUEZA BASSO
SATÉLITE LANDSAT
ALTA FLORESTA - MT
NOVEMBRO DE 2010
ABILENE DONDE
CINTIA GABRIELE
DOUGLAS FERNADES
HUGO F. VASCONCELOS
SUEZA BASSO
SATÉLITE LANDSAT
Trabalho desenvolvido como parte integrante na disciplina de Fotogrametria e Fotointerpretação para fins florestais do curso de Engenharia Florestal, orientado pelo professor Dr. Edgley Pereira da Silva.
ALTA FLORESTA - MT
NOVEMBRO DE 2010
HISTÓRICO
A série LANDSAT teve início no dia 23 de Julho de 1972, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS). Este Programa Espacial e os satélites que o compõe foi em seguida rebatizado "Landsat" para melhor sugerir o enfoque do seu esforço sobre Sensoriamento Remoto de Recursos Naturais Terrestres. A missão, em sua maioria, foi gerenciada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) e pela U.S.Geological Survey (USGS) e envolveu o lançamento de sete satélites. A série Landsat continua em atividade até hoje, o que significa mais de 30 anos contribuindo para a evolução das técnicas de sensoriamento remoto em instituições do mundo todo.
O primeiro satélite, e também o primeiro desenvolvido para atuar diretamente em pesquisas de recursos naturais, foi lançado em 1972 e denominado ERTS-1 ou Landsat-1. Levou dois instrumentos a bordo: as câmeras RBV (Return Beam Vidicon) e MSS (Multispectral Scanner System).
Os mesmos instrumentos estiveram a bordo do Landsat 2 (lançado em 1975) e do Landsat 3 (lançado em 1978), considerados satélites experimentais. No L2